Share Button

Hoje, 13 de agosto, é Dia Mundial do Canhoto. A data, que é comemorada desde 1992 no Reino Unido, surgiu para celebrar a “sinistralidade” e conscientizar a população em geral das vantagens e desvantagens de ser canhoto.

O Left-Handers Club, organização que promove as comemorações britânicas, sugere que os canhotos comemorem seus dias criando “zonas de esquerda” – um ambiente de sua casa ou local de trabalho em que todos sejam proibidos de usar a mão direita por um dia. A tarefa mais óbvia é escrever, mas qualquer atividade – cortar pão, abrir latas ou usar tesouras – pode se tornar um pesadelo quando se usa a mão inadequada.

É raro encontrar produtos para canhotos em São Paulo. Na verdade, isto é uma uma regra para o mundo inteiro. A primeira loja especializada em utensílios para canhotos foi inaugurada em 1968 em Londres. No entanto, por dificuldades financeiras, a Anything Left-Handed fechou a loja física em 2006. As vendas continuam apenas pela internet.

Em São Paulo, os canhotos chegaram a ter uma associação. Como mostra esta notícia do Acervo do Estadão, a Abracan (Associação Brasileira dos Canhotos) foi fundada em 15 de abril de 1980. As únicas informações disponíveis sobre a organização são o antigo endereço (R. Bela Cintra, 867) e o nome da primeira presidente  (Cecília de Oliveira).

O Blog do Curiocidade encontrou alguns produtos que foram desenvolvidos por canhotos. Se conhecer outros, ajude-nos a ampliar esse roteiro:

Colher para crianças
Para evitar derramamentos, é normal que colheres infantis sejam curvadas para o lado do rosto da criança. Desta maneira, fica mais fácil levar a comida à boca. No entanto, isto só atrapalha os pequenos canhotos. A colher de aprendizado da Avent! resolve este problema, já que tem o cabo flexível: pode ser curvada para o lado de preferência da criança. Baby Stuff (R$ 39,00). R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 481, Itaim Bibi, 3044-1466.

Faca para sashimi
As facas usadas no corte de filés de peixe para o sashimi têm, tradicionalmente, o fio de corte em apenas um lado. Isto é um martírio para os sushimen canhotos, que precisam cortar “ao contrário”. Por sorte, existem facas especialmente para eles, como esta à venda na Doural Presentes (R$ 371,00). R. 25 de Março, 595, Centro, 3328-6228.

Instrumentos musicais
Especializada em instrumentos musicais, a Playtech também pensa nos canhotos fãs de rock. Baixos, guitarras e violões são vendidos em versão “espelhada”, para quem prefere segurar o braço de madeira usando a mão direita. Também estão à venda um pedal de bateria exclusivo para quem tem mais “destreza” com o pé esquerdo e um afinador acoplável à guitarra cujo visor é reversível – desta maneira, os canhotos não precisam ver a tela de ponta-cabeça. Playtech. R. Teodoro Sampaio, 912, Pinheiros, 3088-0006.

Tesouras
A tesoura Freestyle , da Mundial, é diferente das outras. Ganhadora de três prêmios de design de 2009, ela pode ser usada por canhotos. Com oito polegadas, a tesoura para costura profissional Mundial Creative  tem também uma versão para canhotos. O corte tem fio serrilhado. Preços sob consulta. Mundial. 0800-5412-595

(Com colaboração de Míriam Castro e imagens de divulgação e do Acervo Estadão)

Share Button